Os Cartórios estão informatizados e você nem sabia né?

A Vovó acabou de descobrir as mil e uma facilidades que os Cartórios possibilitam através da Internet... E você, será que já conhece todas?

Não restam dúvidas que a PANDEMIA de Coronavírus causou um verdadeiro rebuliço na vida das pessoas, fazendo com que muita gente, por exemplo, passasse a trabalhar de casa (num alucinante Home Office, trabalhando muito mais do que no Escritório) assim como fez com que muita coisa tivesse que migrar rapidamente para o atendimento VIRTUAL, inteiramente digital, eletrônico e à distância. Engana-se quem pensa que os Cartórios precisaram da Pandemia para mergulhar de vez na Internet...

Antes mesmo da Pandemia (e do PROVIMENTO CNJ 100/2020 que foi um verdadeiro avanço em termos de Serviços Extrajudiciais pela via Eletrônica) já era possível diversas funcionalidades junto aos Cartórios Extrajudiciais no conforto da sua casa/escritório, sem a necessidade de comparecimento presencial às Serventias, já que muitos ACERVOS CARTORÁRIOS já estavam informatizados e há diversos sistemas informáticos em utilização há mais de duas décadas, no mínimo, - dentre elas:

a) Localização e obtenção de Certidões de Imóveis (Ônus Reais, Matrícula etc);
b) Localização e obtenção de Certidões do Registro Civil (Nascimento, Casamento, Óbito);
c) Localização e obtenção de Certidões de ESCRITURAS;
d) Registros de Pessoas Jurídicas;
e) Notificações Extrajudiciais;
f) Encaminhamento, tratativas e agendamento para a realização de diversos atos notariais (Escrituras, Procurações, Atas Notariais, Divórcios, Inventários).

Com o Provimento CNJ 100/2020 um grande passo foi dado, passando a ser possível, inteiramente à distância, pela via eletrônica através de VIDEOCONFERÊNCIA e ASSINATURA DIGITAL a realização de variados atos notariais como ESCRITURAS de Compra e Venda, Divórcio, União Estável, INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL, PROCURAÇÕES etc.

E então? Você já conhece todos os benefícios do EXTRAJUDICIAL?